A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab) e da Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc), ambos da Rede Ebserh, torna público a realização do processo seletivo para Residência Médica dos três hospitais universitários.
Processo seletivo
São 101 vagas disponibilizadas distribuídas nos Programas de Acesso Direto e nos Programas com Pré-requisito, conforme quadro descritivo constante no Capítulo III do edital. As oportunidades vão contemplar as seguintes áreas: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Serviço Social.
A inscrição será feita, exclusivamente, no site da Comperve, até às 23h59 do dia 14 de dezembro de 2020. A taxa de inscrição será no valor de R$ 180 (cento e oitenta reais). A Prova Objetiva será realizada no dia 10 de janeiro de 2021.
Sobre a Residência Médica
A Residência Médica é um curso de pós-graduação Lato Sensu, regulamentado pelo decreto nº 80.281, de 05/09/77, e pela Lei 6.932, de 07/07/81, e demais Resoluções emanadas da CNRM. Os programas de treinamento em serviço serão cumpridos em regime de tempo integral e plantões, com carga horária de 60 horas semanais, perfazendo um total de 2.880 horas anuais.
Se necessário, os residentes dos programas constantes neste edital cumprirão atividades em unidades conveniadas fora das instituições acima referidas. Todos os programas terão início em 1º de março de 2021 e, atualmente, a bolsa auxílio é de R$ 3,330,43.
Veja outras notícias em destaque:
+ Inscrições abertas para as 405 vagas para a Residência Ebserh
+ UFRN abre 1.400 vagas para seis cursos a distância em nove polos
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.