O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu suspender as provas dos processos seletivos para recenseadores e agentes censitários que vão trabalhar no Censo 2021.
O instituto comunicou que as provas objetivas referentes aos Processos Seletivos Simplificados (PSS) para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) (edital 01/2021) e Recenseador (edital 02/2021) não serão realizadas nas datas previstas de 18/04/2021 e 25/04/2021, respectivamente.
A decisão de suspender as provas foi tomada, segundo o IBGE, devido ao corte de 96% dos recursos previstos no Orçamento Geral da União para a realização do Censo Demográfico, previsto para este ano.
O IBGE destacou, no entanto, que o processo seletivo não foi cancelado e informou que avaliará, junto com o Cebraspe, empresa organizadora do concurso, um novo planejamento para aplicação das provas, a “depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico”.
Outras notícias em destaque
Distribuição de Vagas no Rio Grande do Norte
O concurso para trabalhadores do Censo 2021 oferece cerca de 17 mil vagas para agentes censitários e 182 mil vagas para recenseadores no âmbito Nacional. Já no âmbito estadual as oportunidades estão distribuídas dessa maneira:
- Recenseador (2.910 vagas)
Remuneração: Por produção, de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos. - Agente Censitário Municipal (151 vagas)
Remuneração: R$ 2.100. - Agente Censitário Supervisor (252 vagas)
Remuneração: R$ 1.700
Com informações da agenciabrasil.ebc.com.br