Conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho é um grande desafio, cursos gratuitos e online são bons aliados na hora de deixar o currículo mais atraentes para os recrutadores das empresas. Afinal, o seu currículo é o primeiro contato entre você e as empresas, sendo a porta de entrada para possíveis entrevistas e futuras contratações.
A redação do Tudo Sobre Empregos selecionou seis instituições que juntas oferecem mais 800 cursos gratuitos em diversas áreas do conhecimento que você pode fazer sem sair de casa. Confira a lista:
Cursos Gratuitos e Online
1- MEC
A primeira da instituição da nossa lista é o Ministério da Educação (MEC) lançou a Plataforma Aprenda Mais. O ambiente virtual já conta com a oferta de 100 cursos autoinstrucionais em 12 áreas distintas do conhecimento e visa capacitar mais de 820 mil estudantes até 2025.
Os cursos EAD possuem em média 40 horas de duração com a possibilidade de emissão de certificados aos concluintes e são ofertados por áreas de conhecimento: ambiente e saúde; ciências exatas; ciências humanas; desenvolvimento educacional e social; gestão e negócios; idiomas línguas e literatura; informação e comunicação; produção alimentícia; produção cultural e design; recursos naturais; segurança e turismo, hospitalidade e lazer.
2- Sebrae
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) tem inscrições abertas para cursos EAD gratuitos e de curta duração, realizados em seu portal de ensino a distância (EAD). Estão sendo disponibilizadas mais de 230 capacitações em diversos segmentos e interesses, como Gestão Empresarial, Marketing, Atendimento ao Cliente, Planejamento, Vendas, Negociação e Gestão de Equipes.
Após o início dos módulos, os cursos EAD gratuitos do Sebrae podem ser finalizados entre 15 e 60 dias. A maioria das capacitações oferece certificado digital gratuito de conclusão, sendo possível verificar a autenticidade do documento.
3- Sest Senat
A plataforma de educação a distância do SEST SENAT tem mais de 200 opções de cursos gratuitos e online, em diferentes áreas, que podem contribuir para o seu aprendizado e currículo. O aluno estudará online e, após responder às avaliações, recebe o certificado.
Os cursos são categorizados por séries para facilitar a busca. Ao todo, são nove categorias: Carreira, Educação, Gestão de Negócios, Inclusão Digital, Inovação e Criatividade, Manutenção e Mecânica, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde e Bem-Estar e Transporte.
4- Senado Federal
Por intermédio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), o Senado Federal oferece 30 cursos de capacitação online com matrícula aberta. Os cursos EAD são abertos a todos os cidadãos e abordam temas diversos, como direito, doutrinas políticas, processo legislativo brasileiro, administração e língua portuguesa.
A carga horária dos cursos são entre 10 e 60 horas e a possibilidade de conclusão em até 60 dias. Os cursos EAD que não têm tutoria são aqueles em que não há acompanhamento do aprendizado do aluno, ou seja, é uma espécie de curso “auto instrucional”. Não foram divulgados pré-requisitos para a participação nos cursos.
5- FGV
Instituição referência em ensino superior no Brasil, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), está com inscrições abertas para cursos gratuitos online em diversas áreas na modalidade de ensino a distância (EAD).
Com duração entre 1h e 60h, os cursos do FGV Online abrangem diversas áreas, como: Administração Pública, Direito, Economia e Finanças, Educação e Humanidades, Estratégia e Negócios, Liderança e Pessoas e Tecnologia e Ciência de Dados.
6- IFRS
o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) reforça a divulgação de seus cursos de extensão online e gratuitos. São quase 150 opções, em diferentes áreas e com distintas cargas horárias – uma boa opção para aprimorar e diversificar os conhecimentos.
As aulas são abertas a todos e ocorrem em ambiente virtual. O estudante faz o curso na hora que quiser. Ao término, recebe um certificado.
Quer receber notícias sobre carreira e empregabilidade no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo oficial do Tudo Sobre Empregos. Para receber no Telegram, clique aqui.